Está chegando o dia de mais um Refinados. Se você ainda não se inscreveu, acho melhor tomar vergonha na cara porque estamos superando recordes toda semana! Mas deixando a propaganda de lado, o que significa ir pra um retiro?

Meus pais foram líderes de adolescentes e tenho várias fotos no colo da juventude da época nos mais diferentes acampamentos da região. Eu cresci assim, sempre  indo em muitos retiros. Só pra ter uma idéia, ano passado eu cheguei a ir em 9 retiros diferentes! Mas essa pergunta me incomodou um pouco: o que significa ir para um retiro?

Quando converso com outras pessoas que, assim como eu, já foram em vários retiros, ouço as mais variadas desculpas: Vale a pena? Vai ser diferente? Mas retiro de novo? Já perdeu a graça… Acho que já estou muito velho pra ir pra retiros… Eu não aguento mais, é sempre a mesma coisa. Ir para um retiro deixa de ser novidade, ao invés de ser algo empolgante, se torna uma rotina.

Eu mesmo já usei algumas dessas desculpas esfarrapadas, mas o que fazer quando algo perde o foco? Olhamos novamente para o referencial: Jesus Cristo! Afinal, por que Jesus ia para retiros? [Sim, Jesus ia pra retiros… se você duvida, dê um ctrl+F na sua Bíblia e veja quantas vezes diz que Jesus se retirou para um lugar afastado para orar]. Escolhi uma dessas vezes para refletir sobre o que significa ir para um retiro.

“Naqueles dias, [Jesus] retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6:12 

Nesse texto, Jesus foi pra um retiro. Só que os retiros dele não eram como o Refinados. Não tinha camisetas, nem DVDs com tudo que rolou. Mas por outro lado, o preletor era perfeito, o líder do louvor era o Ungido do Senhor e o responsável pela programação nunca chegava atrasado. Mas mesmo em um “retiro” um pouco diferente do que costumamos ir, tem duas lições simples que podemos aprender com esse texto. Afinal, por que Jesus foi para um retiro?

[01]Voltando alguns versículos lemos que os fariseus estavam furiosos com Jesus. Ele passava por um tempo difícil de perseguição quando decidiu retirar-se. Jesus não estava fugindo do problema, mas foi buscar refúgio em Deus no seu tempo de aflição. Ir para um retiro não vai resolver os problemas da minha vida. Quando eu voltar, meus problemas continuarão lá: notas baixas, relacionamentos quebrados, pais divorciados… Mas é um tempo em que posso deixá-los de lado para refugiarmo-nos em Deus, o único que realmente pode me ajudar a resolvr nossas dificuldades.

[02]Avançando alguns versículos percebemos que Jesus também retirou-se para orar pois precisava escolher os 12 discípulos. Um retiro, portanto, também serve para buscar sabedoria em Deus para as deciões que temos que enfrentar. O lugar não faz diferença nenhuma, nem as músicas ou pregações: Deus é o mesmo em todos os lugares e o poder da minha oração não cresce por estar rodeado de outros cristãos. Mas, assim como acontece com os problemas, essa oportunidade de esquecermos o mundo lá fora e nos concentrarmos em buscar a Deus pode, sim, fazer muita diferença!

Ir para um retiro, portanto, significa deixar de lado durante alguns dias todas as coisas que ocupam nossas mentes e concentrar-se naquilo que realmente importa! Mais do que “mais um retiro”, mais do que alguns dias pra agitar sem os pais por perto, que eu e você possamos aproveitar esse tempo para buscar a Jesus Cristo, o significado de tudo que fazemos! 

E é claro, ir para um retiro também significa louvar a Deus. Louvá-lo pelo que Ele fez e pelo que é. Então como o diabo é mau-humorado e Deus é a verdadeira alegria, bora louvar a Deus tocando o horror nesse retiro!

Gabriel Ruiz de Oliveira

________________________________________________________________

MPC Curitiba: Refinados 2010

Deixe um Comentário