Ligue: (41) 98807-7110

Cristianismo Sustentável 02

“Uma verdade inconveniente” é o nome do documentário produzido em 2006 sobre o aquecimento global no qual fatos científicos (aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, elevação do nível dos mares, etc.) colocam em xeque nossos hábitos de consumo diante da crise ambiental. Esse documentário não traz notícias agradáveis, mas mostra bem o papel da ciência de buscar e apresentar a verdade, mesmo quando inconveniente.

 O interessante é que, além da ciência, a religião também busca a verdade. E embora nem sempre elas entrem em acordo, acredito que a verdade é uma só. Jesus Cristo é a verdade (e o caminho e a vida, vide João 14:6). Os pós-modernos e suas “múltiplas verdades” vão me julgar muito inconveniente mas acredito que se cientistas e religiosos discordam em algo, um deles (ou os dois) ainda não encontrou a verdade completa. O químico francês Lavoisier entendeu bem isso quando disse que “um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.”

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. E, uma vez libertos da ignorância, como cristãos temos o desafio de colocar em prática a verdade por meio de uma fé prática e operante em nossas decisões diárias. É verdade que reciclar o lixo, fechar torneiras e apagar as luzes ajuda a preservar a criação de Deus? Então que tal pôr em prática a verdade? Atos pequenos e simples, mas precisamos começar a exercer nossa fé por algum lugar…

Gabriel Ruiz de Oliveira

Deixe um Comentário