Brincadeiras Noturnas para Acampamento de Jovens

A MPC Curitiba tem um repertório de brincadeiras noturnas para acampamentos de jovens que valem a pena conferir.

A idéia começou à partir da famosa Caça ao Monge. Uma brincadeira antiga e divertida que a MPC Brasil havia resgatado em seu acampamento em Belo Horizonte. Ao trazer a idéia para Curitiba, resolvi “incrementar um pouquinho”. Não mudamos muita coisa na brincadeira em si, até tiramos alguns elementos para torná-la mais dinâmica, mas antes de separar as brincadeiras, colocamos uma performance de palco no estilo Matrix, com direito à figurino completo, maquiagem, efeitos especiais e coreografias de lutas!

A primeira “luta” foi entre os irmãos Diego e Daniel Maia. Uma espécie de adoletá (brincadeira de crianças) com paradas e giros a là Trinity. Depois as coreografias evoluíram para coreografias de lutas marciais tendo como pricipal base o Kung-fu (cortesia do Maicon Steuernagel).

Hoje, o Caça ao Monge é uma carta na manga. Não temos usado muito essa brincadeira pois ela pede que as pessoas da mesma equipe sejam amarradas pelas mão.

Nossa brincadeira noturna mais popular é o “Detetive” que consiste em uma adaptação muito bem feita por Maicon Steuernagel e Henrique Stum da brincadeira original de tabuleiro (Detetive, ou Clue).

O figurino geralmente é contemporâneo, mas estamos considerando fazer uma versão com personagens medievais. O destaque vai para o personagem “Bobo da Corte” que chama atenção graças à sua sinistra maquiagem.

Outras brincadeiras fazem parte de nosso repertório. Se quiser mais informações você pode entrar em contato conosco!

PS: Peço que leiam meu desabafo e citem a fonte!

Brincadeiras Noturnas para Acampamentos de Jovens

Divirta-se!

50 comentários em “Brincadeiras Noturnas para Acampamento de Jovens”

  1. Olá para todos.

    Trabalho com acampamento MCB desde 1993, minha função é a criação e idealização de jogos para o dia e para noite principalmente. Acredito que pelo menos uns 50 jogos já foram criados para tal fim apesar de tê-los registrado cedo para algumas empresas e igrejas alguns para uso de dinâmicas e afins. Gostaria se possível de uma rapida sintese de jogos que vcs realizam nos acampamentos e como a equipe e os acampantes comportam-se antes e após cada jogo realizado.

    Gentilmente agradeço
    carlos nanes

    1. Publica um livro pela UICLAP Carlos, há muita procura por materiais assim. A Uiclap imprime as vendas uma a uma e manda para o cliente e vc determina o seu lucro, acho que teria bastante procura! Abraço!

  2. Luciana Oliveira

    Olá. Estou organizando um acampamento para setembro deste ano e fiquei MUITO INTERESSADA NAS BRINCADEIRAS DE VOCÊS, queria usar uma delas. Vocês podem me passar mais informações sobre a “detetive” e a do “monge’?
    Ficaria muito feliz!
    Abraços

  3. Estamos organizando um acampamento para Jovens em outubro,
    gostaria de informações sobre brinadeiras e gincanas!
    Desde já agradeço!
    graça e paz

  4. Olá. Estou organizando um acampamento para outubro deste ano e fiquei MUITO INTERESSADA NAS BRINCADEIRAS DE VOCÊS, queria usar uma delas. Vocês podem me passar mais informações sobre a “detetive” e a do “monge’?
    Agradecida
    Cynthia

  5. Gostaria de receber ideias de atividades em piscina e jogos noturnos para acampamento. Vivo em Houston e faco parate de uma igreja evangelica brasileira. Conto com sua cooperacao.

  6. antonio valvino de lima

    trabalho com crianças a partir dos 6 aos 16 anos, os parabeniso e agradeço pelas idéias encontradas aqui, se possivel nos mande mais informações e materiais para nos ajudar. abçs.

  7. Ola pessoal!

    Tudo bem?
    Gostaria de idéias para brincadeiras noturnas em acampas cristãos! Se pudessem me mandar, seria otimo!
    Obrigada e ainda bem que existe sites como o de voces!
    Abraços Lari

  8. Olá boa tarde, faço parte da comissão de acampamentos da 1º Igreja Batista de Jandira – SP. Estou precisando de alguma dicas de brincadeiras, pois sempre usamos as mesmas, alguma dinâmica legal ajudaria também.
    Muito Obrigada, fico no aguardo.

  9. eu queria saber como se jogar a brincadeira do detetive dava para voces mandarem as regras e como se joga para mim para fazer aqui na minha cidade com a micidade da minha igreja em um acampamento. eu agradeceria muito se vçs pudesse fazer isso. thau!

    1. Olá Gabriela,

      Não recomendamos ou apoiamos este tipo de brincadeira mas procure por pegadinhas, que sabe seja mais próximo ao que buscas.

      Se pudermos ajudar com outras coisas, é só avisar.
      🙂

  10. ola, tudo bem? estou preparando um acampa jovem para dezembro de 2010, estou precisando de brincadeiras e atividades, será que vcs podem me ajudar? desde já agradeço pela atenção que Deus os abençoe.

  11. Jean Nogueira disse:

    ola, tudo bem? estou preparando um acampa jovem para os dias 3,4,5,dezembro de 2010, estou precisando de brincadeiras e atividades, será que vcs podem me ajudar? desde já agradeço pela atenção que Deus os abençoe.

  12. Olá,
    Minha igreja Presbiteriana de santo amaro em SP… vai fazer um acamps no feriado do carnaval..
    tem como vcs ensinarem o monge matrix?
    com certeza citarei a fonte no acamp… e qm sabe no proximo de vcs estaremos la…
    Sintam se convidadissimos.. é só entrar em contato no meu email..
    Abraços em Cristo
    Ilka

  13. Se é pra dar créditos ou citar a fonte da brincadeira, citem a Estrela. Detetive é um jogo da Estrela, a única coisa que vocês fazem é jogar sem tabuleiro. O jogo continua EXATAMENTE igual, e vocês estão pedindo crédito que não é de vocês.

    1. Oi Alisson, mencionamos que a idéia original não é nossa realmente, e o nome Detetive existe no Brasil por causa da Estrela, que licenciou por muitos anos o jogo original chamado Clue da Hasbro, que e hoje também está disponível no Brasil. Agradecemos seu comentário, continue participando!

    1. De vez em quando estaremos postando mais dicas e brincadeiras. Assine nossa Newsletter e ficará por dentro de todas as novidades. E quando quiser pode nos chamar para fazer treinamentos animação de eventos, etc!
      Grande abraço!
      Djio

  14. ola, tudo bem? estou preparando um acampa de embaixadores do rei para maio de 2012, estou precisando de brincadeiras e atividades, será que vcs podem me ajudar? desde já agradeço pela atenção que Deus os abençoe.

    1. Olá Regiane, sobre a idade mínima, nossas brincadeiras são projetadas para um público a partir de 13 anos, mas depende muito da maturidade da sua equipe e também dos acampantes. Algumas brincadeiras requerem raciocínio ou força que impedem sua aplicação em idades menores, outras são apenas adaptações de brincadeiras simples num ambiente noturno, com uma ambientação bem produzida. O mais importante é a segurança dos participantes, procure ambientes que minimizem acidentes e use bom senso para escolher os temas e ambientações, e em segundo lugar, que seja sempre divertido. Se for fácil/difícil demais pode ficar chato pra quem participa. Se precisar de ajuda pode nos chamar para incrementar seus eventos.
      Grande abraço!
      Djio

  15. Bom dia !

    Queridos preciso de alguma ideia para brincadeira noturna por favor alguem pode me ajudar
    Obs: Já realizei nos anos anteriores a do monge e caça tesouro.

    Aguardando retorno

    A paz de Cristo .

  16. vou fazer um acampamento com adolescentes e precisava da vossa ajuda. Podem dar-me ideias de jogos noturnos e diurnos. Ou brincadeiras a volta da fugueira? Aguardo, desde já muito agradecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima